Gonorreia: Sinais, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais

A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes no mundo, afetando inúmeras pessoas a cada ano. Provocada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode atingir qualquer pessoa, e, se não diagnosticada e tratada, pode desencadear complicações graves. A seguir, abordaremos os principais sintomas, modos de disseminação, métodos de detecção e tratamento da gonorreia.

Entendendo a Gonorreia

Essa infecção é uma doença causada por bactéria que atinge sobretudo as estruturas do sistema genital, incluindo uretra, colo do útero, reto e garganta. Mesmo que seja facilmente tratável, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear complicações sérias.

Sinais e Sintomas da Gonorreia

Os sintomas da gonorreia podem ser diferentes entre homens e mulheres, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os indicadores típicos são:

Em Homens:

Corrimento purulento na uretra
Sensação de queimação ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:

Secreção anormal na vagina
Desconforto miccional
Sangramento vaginal irregular
Desconforto na relação sexual
Sensação de peso na pelve
Outras Manifestações:

A infecção pode comprometer a orofaringe, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, desencadeando corrimento e prurido.

Formas de Disseminação da Doença

A maneira mais frequente de propagação acontece durante o sexo sem preservativo, abrangendo relações vaginais, anais e orais. Outro fator relevante, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, levando a infecções neonatais, provocando conjuntivite neonatal.

Métodos de Diagnóstico

A confirmação da infecção pode ser feito através de exames laboratoriais, tais como:

Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

A cura depende da administração de antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, torna-se essencial aderir ao protocolo médico para verifique aqui prevenir reinfecções.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Gonorreia: Sinais, Contágio e Tratamento – Informações Essenciais”

Leave a Reply

Gravatar